Seja bem vindo!

A saúde é o bem mais precioso que nós temos. Sem saúde, não adianta ter dinheiro, bens... Sem saúde não podemos desfrutar alegremente da companhia de nossos amigos e familiares.
Investir em saúde, com certeza, é o melhor negócio de nossas vidas!
A saúde do nosso intestino pode ser o termômetro de nossa saúde geral, o intestino sujo alimenta todas as doenças do corpo, degrada a mente e o espírito... e envelhece mais rápido!

Fibras e Ração Humana

As fibras alimentares estimulam a formação de uma flora intestinal saudável e são grandes auxiliares no tratamento da perturbadora e incômoda disbiose intestinal. Quando a flora intestinal é abalada, nosso organismo fica sujeito à passagem de toxinas para a nossa circulação e aí nos deparamos com um mar de perturbações orgânicas. A disbiose intestinal é um transtorno no qual as bactérias amigas da flora intestinal ficam em minoria e o organismo torna-se debilitado já que a nossa capacidade de defesa diminui. A disbiose pode ser responsável no aparecimento de doenças como artrite reumatóide, acne, alergias, urticárias, depressões, celulite, etc.
O consumo insuficiente de fibras durante muito tempo pode abalar a população de bactérias benéficas do cólon e contribuir para o aparecimento da disbiose intestinal e de doenças crônicas como: constipação ou obstipação intestinal, doenças cardiovasculares e câncer de intestino.
A recomendação diária de consumo de fibras é de 25g a 30g.
As fibras alimentares dividem-se em dois grupos as fibras solúveis e insolúveis.
No mercado de produtos naturais encontramos diversas fibras que podem melhorar nossa sáude como é o caso do psyllium, linhaça, fibra de maracujá, compostos de fibras como a ração humana e hormônio natural cujas receitas você encontra aqui neste blog.

FIBRAS SOLÚVEIS
◦Absorvem água e são fermentadas no intestino grosso
◦Retardam a absorção da glicose
◦Melhoram a saúde da mucosa intestinal
◦Retardam o tempo de esvaziamento gástrico
◦Protegem a mucosa intestinal contra o risco de câncer
◦Auxiliam na redução do colesterol e triglicerideos sanguíneo
◦Promovem sensação de saciedade e diminuem a fome
◦Contribuem para uma flora intestinal saudável e equilibrada

FIBRAS INSOLÚVEIS
◦Aumentam a massa fecal e aceleram o transito intestinal
◦Aumentam a maciez das fezes
◦Regularizam a freqüência das evacuações
◦Estimulam a vitalidade da mucosa intestinal
◦Protegem a mucosa intestinal contra o risco de câncer
◦Exercem efeito mecânico no trato gastro intestinal
◦Contribuem para uma flora intestinal saudável e equilibrada

---------------------------------------------------------------------------
A FIBRA DE MARACUJÁ
A Fibra de Maracujá foi desenvolvida a partir de uma pesquisa feita pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Desde então ficou provado seus efeitos benéficos na diminuição do nível de colesterol e triglicerides, no bom funcionamento do sistema gastrointestinal e também no controle do peso.
É um grande auxiliar no tratamento de pessoas com diabetes, pois ajuda na redução nos níveis de glicose. Ao ser consumido forma um gel no trato gastrointestinal diminuindo a absorção de açúcar e gorduras provenientes da alimentação.
Pode ser usada em sucos e nas refeições. Normalmente se usa de 01 a 02 colheres de sopa ao dia.
Não contém glúten.

---------------------------------------------------------------------------
A LINHAÇA
A linhaça é rica em ácidos graxos essenciais, mais conhecidos como ômega 3 e ômega 6. Estes ácidos graxos auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares reduzindo o LDL (colesterol ruim) e impedindo seu acúmulo nas artérias. Na composição da semente de linhaça também estão presentes proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que lhe conferem a propriedade de alimento funcional.
Por isso, auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer (cólon, mama, próstata, pulmão, etc.); melhora o funcionamento intestinal, contribui para a estabilidade da glicemia em diabéticos; possui propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento celular; melhora os incômodos da TPM, proporciona equilíbrio nos hormônios e diminui os sintomas da menopausa, como: suores, dores de cabeça e insônia; auxilia na redução do peso; combate as espinhas; modulação do sistema imunológico.
Não adianta comer a semente, tem que triturar antes do consumo só assim o corpo poderá absorver o que esta fibra tem de bom.
Normalmente se usa de 01 a 02 colheres de sopa ao dia.
Não contém glúten.

---------------------------------------------------------------------------
O PSYLLIUM
O Plantago Psyllium é uma erva rica em fibras, mucilagens e óleos. Seu nome deriva do grego psylla (pulga), referindo-se a semelhança de suas sementes com este inseto.
Além de melhorar o funcionamento intestinal no processo de expulsão de fezes, o psyllium retarda tanto o esvaziamento gástrico como a absorção de glicose a partir do intestino delgado.
Tanto pode ser usado por quem tem intestino preso quanto por quem tem intestino mais solto. O psyllium normaliza o tempo de trânsito intestinal, aumentando ou diminuindo este tempo, conforme a necessidade.
Estudos demonstraram que o psyllium possui a propriedade de reduzir o colesterol sérico total, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom).
Quando ingerido algum tempo antes das refeições pode reduzir a sensação de fome.
Pode ser usado por qualquer pessoa, incluise quem sofre com doença celíaca, colites e diverticulite.
Se vc está grávida ou amamentando deve consultar o médico antes de iniciar o uso. O psyllium é contra-indicado nos seguintes casos: cólicas abdominais de origem desconhecida, em constrição ou estenose intestinal.
O uso do psyllium pode produzir reações alérgicas em pessoas sensíveis.
Dica: no início prefira tomar à noite, pois pode ter um aumento de gases nas primeiras semanas de uso.
Sugestão de consumo: 5g a 10g ao dia.
Não contém glúten.

---------------------------------------------------------------------------
AMARANTO - O CEREAL NOBRE
O amaranto pode ser utilizado como fonte de potássio, magnésio, ferro, zinco, cobre, manganês, fósforo e cálcio biodisponível (com melhor absorção no organismo).
Possui um excepcional balanço de aminoácidos, se destacando o alto conteúdo de lisina, um aminoácido essencial que é necessário ao crescimento e desenvolvimento de ossos em crianças, ajuda na absorção de cálcio nos adultos, ajuda no extermínio de resfriados e no vírus do herpes, na produção de anticorpos, hormônios e enzimas, ajuda na formação do colágeno e reparação de tecidos, ajuda na construção de massa muscular e reduz o nível de triglicérides no sangue.
Também apresenta em seu conteúdo vitamina C e A, riboflavina (B2), niacina (B3) e tiamina (B1).
BENEFÍCIOS
- Contribui para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer.
- Atua no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares.
- A grande concentração de esqualeno (esqualene) em sua composição, substância somente encontrada em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos. Tem ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular, estimula o sistema imunológico.
- Pelo alto teor em fibras, contribui para o bom funcionamento do intestino.
Não contém Glúten.
Recomendação de consumo: 01 a 02 col. de sopa ao dia.

-----------------------------------------------------------------------------

A CHIA 
A chia é considerada um superalimento funcional e nutricional que ajuda a aumenta a saciedade, reduz o colesterol, ajuda na formação óssea, desintoxica e melhora o funcionamento do intestino, combate inflamações, também ajuda no controle de pressão arterial, regularização do intestino, auxílio no diabetes, redução de colesterol, melhora no humor e na pele e melhora da imunidade.
Rica em Ômega 3, cálcio, magnésio, potássio, zinco, cobre, fibras, proteínas, ferro e vitaminas do complexo B.
Rica em Ômega 3: ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Cem gramas de sementes de Chia são equivalente a mais de 8 vezes a quantidade do Ômega 3 encontrado em um filé médio de salmão.
Cálcio: 100 gramas de chia tem 6 vezes mais cálcio que meio copo de leite integral.
Entre diversos benefícios de usar a chia, o auxílio a perda de peso também é destaque, já que o grão que é coberto por uma capa de gel, incha em contato com água no estômago, provocando a sensação de saciedade. A capacidade do grão de absorver até 12 vezes o próprio peso em água o faz grande aliado do emagrecimento. A semente também apresenta 15 vezes mais magnésio do que o brócolis e 3 vezes mais ferro do que o espinafre e ainda tem funções antioxidantes que previnem contra vária doenças, inclusive o câncer.
100 gramas de chia tem 16 gramas de proteínas. Ela auxilia na manutenção muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas.
A chia possui:
· 2 vezes mais potássio do que a banana
· 3 vezes mais ferro do que o espinafre
· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral
· 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão
· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
· 15 vezes mais magnésio do que o brócolis

A semente de chia possui ácido caféico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer. Obs: 100 gramas de chia contém antioxidantes equivalentes a 2,5 kg de tomate!
Modo de usar: 1 a 2 colheres de sopa ao dia, em suco, iogurte, saladas...


-----------------------------------------------------------------------------

RAÇÃO HUMANA
Dizem que a ração humana acelera o metabolismo, estimula a digestão, desintoxica o organismo, sacia a fome, nutre, regula o intestino e inibe a absorção de gorduras pelo organismo. Ajuda no controle de peso.
Pode ser usada em sucos, água, leite, iogurte e sobre saladas.
Se quiser experimentar aqui estão as receitas!
Os especialistas recomendam: as pessoas não devem se alimentar somente desta mistura, nem exagerar na quantidade usada.
Vale lembrar que essas rações humanas são desaconselhadas para portadores de doença celíaca e síndrome do cólon irritável!
Se vc tem diabetes ou hipertensão, ou qualquer outra doença, procure um médico ou nutricionista antes de fazer o uso da mesma.
Não use a ração humana caso algum componente da mesma que lhe cause alergia.

O uso da ração humana é um ponto controverso entre os profissionais, uns são contra e outros a favor. Na dúvida busque orientações de médico ou nutricionista.
Lembre-se de sempre beber fazer uma boa ingestão de água ao longo do dia.

Ração Humana 01 - Receita exibida no Jornal Hoje - Edição 10/02/2010
- 50g de Linhaça
- 250g de Gérmen de trigo
- 500g de Leite de soja sem açúcar
- 500g de Farelo de trigo
- 250g de Flocos de aveia
- 100g de Semente de gergelim com casca
- 100g de Açúcar mascavo ou 50g Cacau em pó
- 50g de Levedo de cerveja em pó
- 50g de Guaraná em pó
- 100g de Quinua
Preparo: misturar os ingredientes, guardar num pote dentro da geladeira.
Uso: 01 ou 02 colheres de sopa ao dia

Ração Humana 02 - Receita Original
- 250g de fibra de trigo
- 125g de leite de soja em pó
- 125g de linhaça
- 100g de açúcar mascavo
- 100g de aveia em flocos
- 100g de gergelim com casca
- 50g de gelatina em pó sem sabor
- 25g de guaraná em pó
- 25g de levedo de cerveja
- 25g de cacau em pó
Preparo: misturar os ingredientes, guardar num pote dentro da geladeira.
Uso: 01 ou 02 colheres de sopa ao dia

Ração Humana 03 - Receita exibida no Globo Repórter - dia 19/02/2010
- 500g de soja em pó
- 500g de farelo de trigo
- 500g de farelo de aveia
- 100g de gergelim
- 100g de linhaça dourada
- 100g de guaraná em pó
- 100g de levedo de cerveja
- 100g de gérmen de trigo
- 100g de açúcar mascavo
- 100g de gelatina sem sabor
- 100g de quinua
- 100g de cacau em pó
- 100g de farinha de maracujá
Preparo: misturar os ingredientes, guardar num pote dentro da geladeira.
Uso: 01 até 03 colheres de sopa ao dia.


O consumo de fibras deve ser aliado a uma boa ingestão de água diariamente. 
 A manutenção da saúde, no entanto, não é feita apenas com o consumo de alimentos funcionais. É preciso aliar dietas e hábitos saudáveis, como a prática de esportes, claro com a devida orientação de um profissional habilitado.